26 de agosto de 2016

O Poder da Música

O Poder da Música

(Autor: Thiago Felipe Nascimento – Ministério de Louvor CECVP)

Muitas pessoas se perguntam ou me questionam sobre a música secular. Se é certo ou errado ouvir música “do mundo”, como muitos se referem e eu sempre gosto de iniciar esse assunto dizendo de uma forma descontraída, que toda música é desse mundo, até que se descubra vida em outro planeta.

Eu não tenho a pretensão de com esse breve estudo lhe dizer se é pecado ou não ouvir música secular. Mas gostaria de compartilhar alguns trechos da Bíblia que tenho como princípios sobre música na Bíblia e alguns fundamentos da palavra de Deus para que você possa fazer a sua escolha. Normalmente quando ministro sobre este assunto, faço duas palestras de 45min cada, para ter tempo de construir conceitos importantes, mas aqui quero apenas partilhar alguns pontos chaves com você.

Preparado? Então vamos lá.

Quem criou a música? 
Primeiro precisamos desconstruir um conceito de que música é apenas ARTE. Digo isso, pois geralmente as pessoas colocam em uma mesma caixa mental: música, dança, pintura, escultura, teatro e toda forma de arte que esteja associada na sua memória. Porém, arte está ligado a criações do homem. Ninguém olha algo que Deus criou, como uma linda praia, o sol, as estrelas e chama isso de arte. Pois não foi o homem quem criou. Correto? E quando lemos as escrituras, encontramos algumas afirmações claras sobre quem criou os céus, a terra e tudo que nela há, como em Neemias 9:6, Salmos 24:1; 102:25, mas existe um versículo que eu considero chave para essa questão, que está em Jó 38:4-7, quando Deus fala:

Jó 38:4-7 “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto. Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E quem colocou sua pedra de esquina, enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?

Você notou o final desta passagem que fala da criação do mundo, e Deus diz que as estrelas cantavam? Se na criação, antes mesmo do homem existir, as estrelas cantavam, significa que já havia música no céu, antes de existir na terra. Esse entendimento, quebra completamente o conceito de que música é arte, pois nessa base bíblica entendemos que a múscia não nasceu do homem, mas sim de Deus.

O Poder da música
Muitas pessoas subestimam o poder da música. A música tem o poder de tocar a alma, mexer com nossas emoções, ativar a nossa fé, mover no mundo espiritual. A música tem muito poder e não é por acaso que o mundo investe muito dinheiro na música. A indústria fonográfica obteve em 2009, lucro de US$ 168 bilhões, (sim, eu disse BILHÕES) segundo a FPI (Federação das Indústrias Fonográficas). Se o mundo investe tanto assim em música, e sabemos quem é o príncipe desse mundo, não podemos banalizar o poder que a música tem.

Sabemos que a música tem o poder de tocar nossas emoções e que o nosso corpo é constituído de Corpo, Alma (emoções) e Espírito. A alma é o 2º estágio, até chegarmos no nível do espírito. Assim como no tabernáculo (Átrio, Santo e Santíssimo lugar), esse estágio é a conexão entre o corpo físico e o espírito. Por exemplo quando você quer falar com Deus, você primeiro predispõe o seu corpo físico (nos aquietamos fisicamente), depois sua alma de alinha com esse objetivo (desligamos de nossas emoções, preocupações e focamos em Deus) e aí então nos conectamos em Espírito. Por que Deus é Espírito e ele fala conosco através do espírito.

É cientificamente comprovado que a música tem poder de: aumentar o rendimento físico em atletas, reduzir o stress, dentre outras coisas, eu destaco um estudo feito pela Escola de Medicina de Pittsburg (EUA), em 2014, que diz que o Consumo Excessivo de álcool por jovens está ligado à menção de bebida em músicas, segundo essa pesquisa. (Lembra que eu disse que o mundo investe pesado em música?). (Fonte: O Globo, 09/04/2014).

Agora eu quero te falar que biblicamente, podemos entender que a música tem poderes espirituais.

Em I Samuel 16:23, vemos o momento em que Davi é chamado para tocar a sua harpa pois Saul estava sendo atormentado por espíritos malignos. E enquanto Davi tocava a sua harpa os espíritos malignos iam embora.

Note que Davi não cantou nenhuma música. APENAS TOCOU uma melodia e os malignos foram embora.

Outro momento importante é quando em II Reis 3:15, o profeta pediu:

“Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a Mão do Senhor”

Agora vemos uma melodia, uma sequência de notas que fez com que o Espírito do Senhor, viesse sobre o profeta. Mais uma vez destaco que nada foi cantado. Apenas uma música tocada, de acordo com o espírito de quem estava tocando, manifestou poderes no mundo espiritual de expulsar mas também atrair espíritos. Isso é muito forte. Poi, muita das vezes, entendemos que uma canção não traz mal nenhum pois a letra não tem nada demais ou é até mesmo bonita ou poética, mas com base nesse entendimento, mesmo sem a letra, a diferença é que espírito está com aquele que está tocando. Qual é a fonte daquela canção? O compositor bebeu de que fonte para escrevê-la? Pode uma fonte jorrar água doce e amarga?

Não querendo esgotar o assunto, e procurando ser o mais breve possível, compreendo por essas passagens que a música tem poderes espirituais. A música tem poder de tocar e mexer com as minhas emoções.

A quem você quer entregar as suas emoções? A que espírito você quer ser atraído?

Tendo em vista a seriedade que Deus trata a música, e com a convicção que ela Não foi criada apenas para entretenimento humano, mas para propósitos sobrenaturais, eu não quero me arriscar com nada que possa me afastar de Deus. Se algo não me aproxima de Deus, então me afasta, pois na melhor das hipóteses eu estou perdendo tempo longe Dele.

Por fim, quero citar uma frase do Rodolfo Abrantes (ex-Raimundos), que diz:

“Se eu entendo que a música me transporta, ativa a minha alma. Eu vou investir tempo ouvindo algo que me leve para onde eu quero estar.”

Espero ter te edificado em algo com essas pedras que Deus me deu sobre música na bíblia e que isso sirva para que você possa fazer bem a escolha do que vai alimentar a sua alma e seu espírito.

Deus te abençoe!